Paixão de Cristo em Cordel

Compartilhe:

Espetáculo tradicional da Sexta-Feira da Paixão, data do calendário católico, foi adaptado à linguagem do cordel pelo Grupo Anankê do interior paulista e será transmitido pelo YouTube e pelo facebook da IndNews.

Em todas as religiões existem não apenas das datas comemorativas, cheias de significado, mas também algumas tradições em cada uma delas. A encenação da Paixão de Cristo, na sexta-feira que antecede à Páscoa, há vários anos não é lembrada apenas dentro das igrejas. Existem espetáculos muito tradicionais e outros que surgem a cada ano. Em 2021, o grupo de teatro Anankê, do interior do estado, assina uma encenação diferente, feita em cordel, que chamou Um Ensaio sobre a Paixão de Cristo. A apresentação será online, como exige a situação atual, transmitida no dia 2 de abril, e dois horários pelo Youtube.

Cada montagem da Paixão de Cristo, nos diferentes locais em que é feita, ganha características únicas. Uma das mais famosas, encenadas no nordeste, é feita ao ar livre, e o público todo caminha por uma área extensa para acompanhar a história. Ela começou de forma pequena, como uma tradição local e hoje é feita como uma ‘megaprodução’, com elenco de peso e efeitos especias. Do nordeste também vem a linguagem que embala a montagem da Cia Anankê: ela é feita em formato de cordel. O espetáculo reverencia não apenas a história conhecida há mais de 2 mil anos, mas a cultura do norte e nordeste do país.

A liguagem do Cordel

Segundo o diretor da peça, Chicó Ferreira, “O fio condutor deste espetáculo é a reunião de uma coletânea de textos baseados na obra de grandes cordelistas”. A montagem apresenta as cores e alegria encontradas por esta população através da arte, mesmo diante de adversidades e dores do dia a dia. “Com este espetáculo reverenciamos a arte e fazemos uma homenagem a todos os artistas que, neste momento de pandemia, estão se reinventando sem perder sua própria essência”, destaca Chicó que dirige e atua neste espetáculo.

A proposta inicial do grupo era exibir o espetáculo Paixão de Cristo em Cordel – inspirado na peça Um Cordel de Natal, de 2017. A pandemia trouxe a necessidade de migração para o formato online, mas com isso a possibilidade de alcançar um público mais amplo. O grupo definiou por apresentar uma versão prévia do espetáculo, chamada de Um Ensaio sobre a Paixão de Cristo. “Nossos esforços são para manter a arte viva, dentro das condições do momento, preparamos um material que tem como objetivo disseminar o teatro popular para o maior número de pessoas”.

Nas apresentações de rua, é muito comum que artistas deixem um chapéu, ou a caixa de um instrumento aberta no chão, para que o público contribua livremente. Passar o chápeu é uma forma de arrecadação, quando não há cobrança de ingressos. O Grupo Anankê disponibilizou uma forma de “chapéu online”. O espetáculo Um Ensaio sobre a Paixão de Cristo é gratuito, porém, quem quiser contribuir, poderá fazê-lo pelo “CHAPIX”, o PIX do grupo, com a chave 15.372.888/0001-60.

Ensaio sobre a Paixão de Cristo
Grupo de Teatro Anankê 
Sexta, 2 de abril
Às 15h e às 18h
Canal Youtube Grupo Anankê 
Colaboração voluntária: PIX 15.372.888/0001-60

Facebook ciaanGanke 
Instagram grupoananke 
Ficha Técnica
Direção: Chicó Ferreira 
Elenco: André Almeida, Chicó Ferreira, Eluizio Félix, Flávio Cardoso, Gabriel Kitzmann, Gisele Campos, Leonardo Kayan e Marli Lopes
Técnica: Clélio Santos
Captação de vídeo: Moa Almeida e Vitor Gabriel
Edição de vídeo: Moa Almeida

Leia o anterior

ILUMINAÇÃO PÚBLICA É REFORÇADA COM INSTALAÇÃO DE MAIS 790 LÂMPADAS LED

Leia a seguir

OPERAÇÃO DA TROPA DE CHOQUE DA POLÍCIA MILITAR EM CONDOMÍNIO DE LUXO EM INDAIATUBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *