Eclipse solar anular forma nesta quinta um anel de fogo no céu

Esquema de como se forma o eclipse solar anular | Imagem: Wikipédia

Esquema de como se forma o eclipse solar anular | Imagem: Wikipédia

Compartilhe:

Fenômeno também conhecido como eclipse de ouro, ou dourado, e pode ser observado pelo YouTube

Eclipse solar anular forma um “Anel de Fogo” causado pelos raios solares não tapados pela lua. Um eclipse solar acontece nesta quinta-feira (10), em um evento raro que forma uma espécie de anel de fogo no céu. Essa peculiaridade ocorre quando a lua está em seu apogeu, ou seja, passando mais distante da Terra, a 405.400 km de distância em sua órbita que é elíptica.


Por estar mais longe, ela se parecerá menor sem área suficiente para cobrir por completo o Sol, permitindo que os raios solares da área mais externa Sol sejam vistos e, assim se pareça com um Anel de Fogo. A última vez que este evento ocorreu foi em 2019 e o fenômeno pôde ser observado somente na Ásia.
Este será o último do ano nesta configuração anular. No 04 dezembro teremos o último eclipse solar tradicional de 2021. O próximo anular que poderá ser observado no Brasil é somente em 2023.


O eclipse de quinta-feira irá começar às 5h12 (horário de Brasília) e dura cerca de 3 minutos e 51 segundos. Porém, ele não poderá ser visto do território brasileiro, somente no norte do Canadá, Rússia e Groelândia. Partes dos Estados Unidos, Europa e Ásia terão vista parcial do eclipse solar.
Mas a boa notícia é que para quem deseja acompanhar o fenômeno, é possível observá-lo pelo YouTube, em alguns canais que farão transmissão ao vivo do evento. (DIVULGAÇÃO)

Leia o anterior

Homem quebra tudo no INSS

Leia a seguir

Polícia Militar acaba com o fluxo da comunidade Heliópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *