Manifestantes ateiam fogo em estátua do bandeirante Borba Gato na zona sul de São Paulo

Compartilhe:

Estátua de Borba Gato na zona sul de São Paulo pega fogo

No dia em que são realizadas manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), um grupo de 15 pessoas ateou fogo em uma estátua em homenagem ao bandeirante Borba Gato na avenida Santo Amaro, zona sul de São Paulo. A polícia não soube dizer se o grupo participaria do protesto marcado para as 15h, com concentração na avenida Paulista. No entanto, o vilipêndio de monumentos que homenageiam símbolos escravagistas faz parte da ação de alguns grupos de esquerda. A estátua de Borba Gato já era visada desde o ano passado, quando o grupo Black Lives Matter, após a morte de George Floyd, começou a tombar estátuas de personalidades históricas consideradas racistas.


“Manuel de Borba Gato fez fama e fortuna na segunda metade do século 18 percorrendo os sertões brasileiros à caça de indígenas para escravizar. Era também um fugitivo da lei e contrabandista de ouro”, conta o historiador Laurentino Gomes. Com dez metros de altura, a estátua em homenagem ao bandeirante foi inaugurada em 1963. Nas redes sociais, militantes e ativistas de esquerda ou de movimentos identitários celebraram o ato contra a memória de Borba Gato. O incêndio foi contido e a estátua permanece de pé. (Nota da secretária de segurança pública do estado de São Paulo)

Equipes das polícias Civil e Militar realizam diligências para identificar e prender os autores do ato de vandalismo

Policiais civis do 11º Distrito Policial (Santo Amaro) e do 1º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) realizam diligências em buscas de imagens e informações que possam ajudar na identificação e localização dos autores do ato de vandalismo nas proximidades da estátua do Borba Gato, na zona Sul da capital paulista, na tarde de sábado (24).


De acordo com as primeiras informações, por volta das 13h30, um grupo desembarcou de um caminhão e espalhou pneus pela via e nos arredores do monumento, ateando fogo na sequência. Policiais militares e bombeiros chegaram rapidamente ao local e controlaram as chamas e liberaram o tráfego. Não houve feridos e nem detidos. O caso está sendo registrado no 11º Distrito Policial (Santo Amaro) que ficará responsável pelas investigações. (Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública)

Leia o anterior

Dois policiais foram baleados na Zona Sul de São Paulo, mas passam bem

Leia a seguir

Feira livre do crack: traficantes vendem drogas em bandejas no centro de SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *