Mulheres que foram vacinadas com a 1ª dose da AstraZeneca e ficaram grávidas devem ligar para Secretaria Municipal de Saúde

Eliandro Figueira RIC/PMI As mulheres que engravidaram e ainda não receberam a 2ª dose do imunizante, devem ligar no Departamento de Vigilância Epidemiológica

Compartilhe:

O Ministério da Saúde informou que para elas a 2ª dose deverá ser de outro fabricante

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba emitiu um alerta para as mulheres da cidade que foram vacinadas contra a Covid-19 com a 1ª dose da vacina AstraZeneca e ficaram grávidas depois, elas devem entrar em contato com a secretaria e informar a situação, para que seja alterado o grupo e elas possam receber a 2ª dose de um fabricante diferente.


O Ministério da Saúde do Governo Federal orientou que os imunizantes aplicados em gestantes devem ser o da Pfizer e a CoronaVac, que não possuem vetor viral. Já as da AstraZeneca e Janssen ficam excluídas da vacinação de gestantes e puérperas justamente por usarem o vetor viral.


As mulheres que engravidaram posterior à aplicação da AstraZeneca e ainda não receberam a 2ª dose do imunizante, devem ligar no Departamento de Vigilância Epidemiológica (19) 3834-9016, (19) 3834-9230 ou (19)3834-9297.

Após o contato, a Secretaria Municipal de Saúde solicitará o cartão de gestante ou pré-natal e enviará à equipe médica para que seja realizada a alteração no cadastro.
A Secretária Adjunta de Saúde de Indaiatuba, Doutora Heloisa Salatino reforçou que não há risco na gestação caso a mulher tenha recebido a 1ª dose da AstraZeneca e depois tenha engravidado: “A vacina AstraZeneca é uma das vacinas mais usadas no mundo contra a Covid-19 e inclusive aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária aqui no Brasil. A única recomendação é que não seja utilizada em gestantes durante a gestação por conta de sua composição, mas para as mulheres que receberam a 1ª dose antes disso, não há problema algum”, reforçou a Secretária Adjunta que também é médica.

Leia o anterior

Meio Ambiente realiza monitoramento em empresas com atividade de extração

Leia a seguir

Dois policiais foram baleados na Zona Sul de São Paulo, mas passam bem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *